Na última virada de século, um olhar mais desconfiado sobre a veracidade da imagem e um forte desejo de experimentação colocam em crise a fotografia documental. Uma ideia de fotografia contemporânea se afirma a partir de imagens que se assumem construídas, híbridas e ficcionais. Assimiladas essas liberdades, muitos artistas passam a investigar formas de reconectar suas imagens com o real, sem abrir mão das possibilidades de experimentação conquistadas. Este workshop irá discutir as estratégias que permitem à arte contemporânea explorar amplamente o caráter testemunhal da fotografia, contornando os vícios sensacionalistas e os antigos cânones de objetividade que levaram a fotografia documental à exaustão.
Ronaldo Entler, pesquisador e crítico de fotografia, graduado em Jornalismo pela PUC-SP, mestre em Multimeios pelo IA-Unicamp, doutor em Artes pela ECA-USP, pós-doutor pelo IA-Unicamp. É professor e Coordenador de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da FAAP (SP). Desde 2000, tem orientado a produção de artistas e realizado palestras e workshops dedicados à fotografia contemporânea. É editor do Icônica, site dedicado à crítica e às teorias da imagem (www.iconica.com.br).
Imagem: Marrocos, Coletivo Gringo, 2017.
SELECIONADOS
Alexsandro Oliveira Santos
Amanda da Silva Gutierrez
Bárbara Carneiro de Barros Zaiden
BRUNO GOMES ARANTES
Cecilia Araujo de Oliveira
Daniel Oliveira Fernandes
Daniel Souza Duarte de Sena
Denise Conceição Ferraz de Camargo
Fernanda Garcia Alves Figueredo
FLAVIO DE LACERDA EDREIRA
Hélio Linhares Sperandio
Julia Mariano Ferreira Costa
Karine da Serra Marques
kettelyn cardoso gonçalves
Leandro de Araújo Moura
Lucila de Souza Piva
Marcelo Almeida Calil
Marcos Daniel Silva Nascimento
Maria das Graças Monteiro Nascimento
Pedro Nasser Caetano
Rafael castanheira
Renan Accioly Wamser
Vinícius Teles Ferreira
Wolney Fernandes de Oliveira
Xenágoras Danielly Moreira Brasil